Quando o papo é ficção, a dúvida é certa: como devo construir um personagem que cative o meu leitor?
Preparei algumas dicas básicas, diretamente da minha mentoria em preparação literária, para te ajudar 💪🏼
1. ESCOLHA UM NOME LEGAL
O nome do personagem deve ser adequado ao tipo de gênero literário escolhido e deve se conectar com todo o universo que o envolve: etnia, religião, cultura. Gosto também de levar em consideração a sonoridade, originalidade e o significado.
2. IDENTIFIQUE O SEU PROPÓSITO
De forma simples e direta: o que move o meu personagem? Sobreviver, encontrar um grande amor, fazer fortuna, ajudar a família, enfrentar o luto? Descubra o que o seu personagem persegue e coloque dificuldades em seu caminho para deixar a narrativa cada vez mais atrativa ao leitor.
3. HUMANIZE O PERSONAGEM
Construa uma personalidade e dê de presente ao personagem características incomuns, que vão diferenciá-lo de qualquer outra "pessoa". Que tal uma cicatriz ou um jeito estranho de tomar café? Trabalhe ainda seus medos, fraquezas e imperfeições.
4. ELEJA UM "AVATAR"
Eu sempre indico a escolha de um "avatar" para facilitar a descrição física dos personagens. O "avatar" pode ser uma atriz, um modelo, seu primo. Alguém que realmente "tenha a cara" do seu personagem.
5. DESENHE AS SUAS ORIGENS
Como qualquer pessoa, seu personagem veio de algum lugar. Explore sua história, suas raízes, os laços que ainda o amarram.
Gostou do conteúdo? Salve, compartilhe e indique para as amigas escritoras. Pintou alguma dúvida? Escreva aí nos comentários. ❤️
Comments